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  • Beba gua e aproveite o vero

    19 de dezembro de 2013

    Quando falamos em alimentação saudável e equilibrada, muitas vezes não nos damos conta da importância da água para a saúde.
    Apesar de o verão começar só no dia 21 de dezembro, a maior parte do país já vem enfrentando temperaturas elevadas há semanas, e no calor, precisamos ficar ainda mais atentos com a hidratação.

     

    Pele ressecada, boca seca, dor de cabeça e até intestino preso podem ser sinais de que seu corpo está pedindo água.

     

    A água é importante para todos os processos vitais do corpo. Ajuda a equilibrar a temperatura corporal, contribui na digestão (principalmente de alimentos ricos em fibras), ajuda na absorção e no transporte de nutrientes, contribui para manter a elasticidade da pele, entre outros benefícios.

     

    Mas, qual a quantidade de água que devemos ingerir?

     

    É comum ouvir dizer que o ideal é beber 2 litros de água por dia, porém, a quantidade de água a ser ingerida varia muito de pessoa pra pessoa.
    O corpo vai pedir mais água durante a atividade física para equilibrar a temperatura e repor a água perdida na transpiração; mulheres que amamentam também precisam de mais água para produzir o leite materno; pessoas gripadas ou resfriadas precisam beber mais água para ajudar a fluidificar as secreções. Enfim, beber água diariamente é essencial.

     

    Sugestão: deixe uma garrafinha de água sempre a mão ou na mesa de trabalho para beber ao longo do dia.

     

    Para aqueles que tem dificuldade em beber água, alimentos ricos em água podem contribuir com a hidratação, como a água de coco e alguns vegetais - melancia, melão, goiaba, abacaxi, alface, tomate, rabanete, nabo etc. Chás e sucos de frutas naturais – de preferência sem açúcar, também contribuem com a hidratação.
    Evite refrigerantes e bebidas artificiais, que apesar de conter água na composição, podem conter aditivos químicos prejudiciais à saúde.

     

    Hidrate-se e aproveite melhor o verão!




     

     

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